Setembro Amarelo

Estava recentemente conversando com um amigo. Saímos um pouco da conversa amena, aquela sobre as novidades e os filmes assistidos nas últimas semanas, e entramos num papo sobre como estávamos nos sentindo, o isolamento social e questões mais profundas.

Percebi que ele não estava bem; que, de verdade, não estava nada bem. Perguntei se estava com depressão. Ele disse que sim, mas que sempre ficava melhor sozinho, sem causar preocupações a ninguém e que eu era a primeira pessoa para quem ele contava como se sentia.

Então falamos sobre essa vontade de querer resolver sozinho, sobre como achamos que conseguimos esconder nossos sentimentos das pessoas próximas, mas que isso não é verdade. Sobre a importância procurar ajuda profissional, de se cuidar antes que fique ainda mais difícil.

E por causa dessa conversa que venho aqui hoje lhe fazer um pedido nesse Setembro Amarelo:

Se você não estiver se sentindo bem, converse com alguém! Busque ajuda, busque apoio. É muito importante não se isolar na dor.

Mas, caso contrário, você sentir que está bem e lidando com esse período terrível da melhor forma possível, olhe para dentro de si e pergunte se você pode ajudar outra pessoa. Se está disposto e preparado para acolher alguém que esteja sofrendo. Às vezes tem alguém perto de você precisando de uma conversa, apenas uma conversa significativa, para se sentir melhor.

***

Setembro Amarelo

Ligue 188 – CVV Centro de Valorização da Vida

4 comentários em “Setembro Amarelo”

    1. A decisão final sempre cabe à pessoa né! Temos livre-arbítrio para buscar ou nos recusarmos a buscar ajuda. É importante lembrar também que cada situação é unica e que geralmente não é tarefa simples encontrar um bom especialista ou mesmo um tratamento que seja efetivo para todos os casos. Há muitas questões. Ficamos disponíveis para ouvir sem julgar (e é também essencial não julgar as escolhas alheias) e para alguns isso já é aquilo de que precisam, ou talvez até um incentivo para acreditarem novamente na melhora. Mas, no fim das contas, cada um faz suas próprias escolhas.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s