O velho e o mar

o velho e o mar (2)

 

“Não se recordava já de quando começara a falar em voz alta, se andava só. Nos bons tempos, andando sozinho, cantava, e cantara às vezes de noite, quando ficava só, de quarto ao leme, nos veleiros ou na pesca da tartaruga. Provavelmente, principiara a falar sozinho em voz alta, quando o rapaz deixara de o acompanhar. Mas não se lembrava. Quando ele e o rapaz pescavam juntos, em geral falavam só quando era necessário. Falavam de noite, ou quando iam levados pelo temporal, se havia mau tempo. Era considerado uma virtude não falar inutilmente no mar, e o velho sempre assim considerara e respeitava o uso. Mas agora pensava em voz alta muitas vezes, desde que não vinha com ele quem quer que pudesse aborrecer-se.”

O Velho e o Mar, Ernest Hemingway

 

Somos seres sociais. Mas, em muitos momentos, desejamos aquele tempinho em solidão. Às vezes até nos sentimos incomodados com a presença de outras pessoas. Ou falam muito ou falam aquilo que não queremos ouvir, ou apenas queríamos fazer alguma outra atividade em algum outro local. Na depressão, especialmente, esse desejo de isolamento é acentuado. Queremos solidão e silêncio. Chorar num quarto fechado. Não ter um ser humano a quilômetros de distância. Mas continuamos sendo seres sociais. Ainda precisamos de contato humano, de companhia. E é preciso valorizar o fato de termos pessoas à nossa volta, de termos alguém que nos ame e se importe conosco.

 

Para celebrar a Campanha Janeiro Branco, trarei todo dia aqui ao Bipolar e Afins uma série de postagens com trechos de livros para refletir sobre saúde mental. Siga o blog e não perca nenhum texto!

Anúncios

3 comentários em “O velho e o mar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s