Gratidão

gratidão

 

“Desde muito pequeno minha tendência é lidar com a perda — a perda de pessoas que me são caras — voltando-me para o que não é humano. Quando me mandaram para um colégio interno aos seis anos, na eclosão da Segunda Guerra Mundial, os números se tornaram meus amigos; retornei a Londres, aos dez, e os elementos e a tabela periódica passaram a ser meus companheiros. Épocas difíceis ao longo de toda a minha existência levaram-me a buscar as ciências físicas ou retornar a elas: um mundo onde não há vida, mas também não há morte. E agora, a esta altura, quando a morte já não é um conceito abstrato mas uma presença — uma presença muito próxima, impossível de negar —, volto a me cercar, como quando menino, de metais e minerais, pequenos emblemas da eternidade.”

Gratidão, Oliver Sacks

 

O livro Gratidão é um conjunto de ensaios que o escritor e neurologista americano Oliver Sacks escreveu após o diagnóstico de câncer terminal. É impressionante a clareza com que o autor fala sobre sua vida e a morte iminente. Quais as últimas palavras de um homem para o mundo? O que, no final da vida, constitui uma vida boa para nós? Para o escritor de grandes obras como Tempo de despertar (que virou o famoso filme) e o fantástico O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, a palavra final é gratidão. Gratidão por uma vida longa e produtiva, por ter ajudado muitas pessoas, por ter amado, pela alegria e pela boa saúde.

 

Para celebrar a Campanha Janeiro Branco, trarei todo dia aqui ao Bipolar e Afins uma série de postagens com trechos de livros para refletir sobre saúde mental. Siga o blog e não perca nenhum texto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s