Neuroticismo

neuroticismo

 

Neuroticismo é o nome chic do pessimismo. Sim, existe um termo técnico para a atitude de ver o copo sempre meio vazio. Mas não confunda com depressão. A depressão deixa nossa visão de mundo mais pessimista, e isso acontece por conta de áreas cerebrais relacionadas às emoções que ela afeta. O neuroticismo não está ligado a inflamações no cérebro, não é uma doença, mas sim um traço de personalidade (o texto anterior explica melhor a diferença entre personalidade e doença).

Entretanto, o neuroticismo pode desencadear a depressão. Ora, se uma pessoa tende a sentir emoções negativas na maioria das situações e se sente raiva e estresse com frequência fica mais vulnerável à depressão. Dessa forma, seria possível analisar nossa maneira de encarar o mundo e prevenir o surgimento de transtornos mentais.

Na base de tudo está o autoconhecimento. É válido questionar como eu me sinto diante do desconhecido: já começo a formular diversos cenários desastrosos em minha mente ou acredito que tudo dará certo? Será que eu tento controlar o mundo ao meu redor e permaneço em minha zona de conforto ou aceito com naturalidade as inevitáveis mudanças? Diante dos problemas eu busco soluções ou me deixo abater totalmente?

Compreender nossos padrões de pensamento é a base para lidar com o nosso entorno e os desafios ligados ao simples fato de existir, especialmente para aqueles que possuem um transtorno mental. Tal reflexão inverte a ordem daquilo que costumamos fazer. Geralmente cedemos ao impulso, ao conhecido, à forma como reagimos em outras situações semelhantes. Sempre que o telefone toca penso que vem notícia ruim; toda vez que enfrento uma dificuldade penso que só eu tenho problemas; se estou triste acredito que nunca serei feliz. Mas se, ao tocar o telefone, consigo perceber e questionar o primeiro pensamento que surge (que lá vem notícia ruim) ganho tempo para reorganizar como me sinto.

Quando reagimos, e só depois questionamos, o sentimento resultante fica à mercê do nosso inconsciente e daquilo que fizemos por impulso. Quando pensamos antes de prosseguir é possível escolher um caminho e determinar como queremos nos sentir.

Anúncios

7 comentários em “Neuroticismo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s